Edição de dois anos do Jornal Lupa já está disponível para Professores e estudantes da rede estadual
Material especial reúne os melhores momentos das edições anteriores, abordando temas abrangentes como saúde, cultura, cinema e literatura
Professores, estudantes e toda a comunidade escolar já podem acessar a mais recente edição da Jornal Lupa, desta vez ainda mais celebrada, marcando seus dois anos de existência. Disponibilizada nesta sexta-feira (14/6) pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), a Edição Especial reúne os melhores momentos das edições anteriores, abordando temas abrangentes como saúde, cultura, cinema e literatura, com o objetivo de enriquecer a experiência de aprendizado.
Nesta edição comemorativa, reportagens importantes de edições passadas são resgatadas e reapresentadas para oferecer informações e reflexões que contribuam para a formação de profissionais mais preparados e conscientes. Matérias sobre questões ambientais, o uso da IA para cibersegurança, ações conjuntas contra mudanças climáticas, entre outros temas, são alguns dos destaques desta edição.
Clique aqui para acessar a nova edição
Jornal Lupa
O Jornal Lupa faz parte do Material de Apoio Pedagógico de Aprendizagem (Mapa), uma iniciativa da Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores da SEE/MG. Além do Jornal Lupa, o Mapa-MG inclui outros recursos como os Planos de Curso, Cadernos Mapa e o Programa de Aulas Se Liga na Educação.
O periódico enriquece a experiência dos Cadernos Mapa ao diversificar os gêneros e tipos de textos explorados. Distribuído a cada duas semanas, este recurso combina uma edição do Jornal com um Caderno de atividades. O conteúdo do caderno é elaborado com base nos jornais anteriores, oferecendo apoio e reforço às competências delineadas no Plano de Curso, alinhado ao Currículo Referência Minas Gerais (CRMG).
Por meio da leitura de notícias, reportagens, crônicas, entrevistas e outros formatos presentes no jornal, os alunos podem ampliar suas habilidades de leitura e interpretação, além de desenvolver a capacidade de produzir textos em diferentes estilos. Utilizando o jornal como recurso didático, os professores podem explorar uma variedade de atividades em sala de aula, incluindo análise de notícias, produção de reportagens, debates, discussões, interpretação e criação de tirinhas e charges.