
Educação apresenta novidades da nova etapa do Projeto Socioemocional nas escolas estaduais
Parceria entre SEE/MG e Instituto Hortense levará formação a professores e nova metodologia para estudantes
A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) anunciou, nesta terça-feira (1/4), durante o primeiro encontro gerencial de diretores educacionais de 2025, avanços para a nova etapa do Projeto Socioemocional. A iniciativa ganha reforço com a parceria do Instituto Hortense, que implementará a “Metodologia Emoção, Aprendizagem e Inteligência (EAI)” em cerca de 800 escolas mineiras com Ensino Fundamental em Tempo Integral (EFTI), além de oferecer formação para os professores.
O Projeto Socioemocional, implementado pela SEE/MG desde o ano passado, visa desenvolver as habilidades socioemocionais em estudantes de todas as etapas e modalidades de ensino. Os primeiros passos do projeto incluíram uma pesquisa de clima escolar e a oferta do curso de bem-estar e convivência para os professores.
A superintendente de Políticas Pedagógicas, Rosely de Lima, destaca a abrangência do programa. “Nosso objetivo é ir além do desenvolvimento cognitivo, buscando a formação integral do estudante como ser humano e cidadão ativo na sociedade mineira”.
Metodologia EAI
A principal novidade desta etapa é a parceria com o Instituto Hortense e a adoção de material didático estruturado para os estudantes do EFTI na Metodologia EAI. Esta metodologia foca no desenvolvimento de oito habilidades socioemocionais essenciais: Comunicação, Criatividade, Socialização, Relacionamento, Foco, Autogestão, Colaboração e Propósito. Os temas são abordados sob uma perspectiva sociointeracionista, alinhada à proposta pedagógica do instituto e ao Currículo Referência de Minas Gerais.
O ciclo metodológico nas escolas é estruturado em cinco etapas que orientam as ações educacionais. A subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, Kellen Senra, ressalta a importância da colaboração entre a SEE e o Instituto Hortense. “O Método EAI agrega valor ao nosso trabalho, permitindo organizar e estruturar ações que potencializam o desenvolvimento das competências socioemocionais fundamentais para os alunos do EFTI”.
Formação de professores e equipes técnicas
Para apoiar a implementação da metodologia EAI, professores e equipes técnicas das escolas participantes receberão formação especializada para aprimorar o suporte aos estudantes no desenvolvimento de seus projetos de vida.
O programa de formação envolve, além dos professores, equipes técnicas da SEE e das Superintendências Regionais de Ensino (SREs), equipes gestoras e pedagógicas das escolas, bem como psicólogos e assistentes sociais dos Núcleos de Atendimento Educacional (NAEs) e contará com a atuação de consultores para orientar, acompanhar e monitorar todas as ações junto da SEE
Instituto Hortense
O Instituto Hortense, criado em 2016 pelo cantor, escritor e palestrante Leo Chaves, tem como missão promover o desenvolvimento de competências socioemocionais em escolas e instituições sociais. O instituto oferece formações práticas que fortalecem educadores, estudantes e famílias, com o objetivo de construir uma sociedade mais acolhedora e humana.