Escolas estaduais participam do primeiro Arraiá da Liberdade
Estudantes de três escolas estaduais fizeram apresentações de quadrilha no evento, que celebrou as tradições juninas de Minas Gerais
Estudantes da rede estadual de ensino se apresentaram no primeiro “Arraiá da Liberdade”, festividade gratuita que aconteceu nos dias 23, 24 e 25 junho, no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte. As escolas estaduais Paulo das Graças, da capital do estado, Major Antônio Salvo, de Curvelo, e Professor Domingos Ornelas, de Santa Luzia, apresentaram com seus grupos de quadrilhas no evento, que celebrou as tradições juninas de Minas Gerais. As apresentações dos estudantes aconteceram na sexta-feira (23/6) e no sábado (24/6).
O Arraiá da Liberdade faz parte do programa Minas Junina, uma iniciativa da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) e da Fundação Clóvis Salgado (FCS). A celebração teve como objetivo a promoção e valorização das festas juninas em todo o estado. O programa Minas Junina busca preservar as tradições culturais, fortalecer o turismo e proporcionar momentos de lazer e diversão para a população mineira.
“Levar uma quadrilha para ser apresentada na capital, para mim, é uma honra muito grande e uma experiência incrível. Parecia que era a primeira vez que eu ia cantar uma quadrilha, muito mais pela emoção dos meus estudantes e por ver a interação entre eles. Eu fiquei muito feliz.”, aponta Janine Maria Mascarenhas, professora responsável pela quadrilha da Escola Estadual Major Antônio Salvo, de Curvelo. Em concordância com a docente e em um mesmo sentimento, os estudantes relatam que a participação deles no arraiá foi “uma experiência incrível”.
O estudante Lucas de Souza Lemos Junior, estudante do 3° ano do ensino médio na instituição, ressalta também que gostou muito de viajar com a escola para se apresentar na capital em um evento como esse e dançar para um grande público. Hillary Isalle Xavier Batista, afirma que se emocionou com a oportunidade. Para Miguel Ângelo dos Reis Melo, também do 3º ano, a participação no evento, além de muito divertido, foi uma honra. Os estudantes saíram de Curvelo especialmente para a apresentação em Belo Horizonte.
Além de emoção, muita dedicação
Isabela Cristina Mendes Cesário, professora da Escola Estadual Professor Domingos Ornelas, de Santa Luzia, ressalta a dedicação e o empenho dos estudantes, que ensaiaram bastante para o arraiá. “A apresentação foi um sucesso e o mérito foi todo deles, que se dedicaram muito durante as duas semanas que tiveram de ensaio, durante o turno escolar. Mesmo em semana de prova, eles fizeram contraturno para ensaiar”, fala a docente, que completa frisando que eles se divertiram muito.
Os estudantes da escola também destacam que o evento foi uma experiência incrível. “Eu fiquei maravilhada com o convite. Confesso que fiquei um pouco nervosa, mas foi uma experiência muito legal”, fala com empolgação a estudante Maria Vitória Leite Fonseca. Para a professora Isabela, foi um evento marcante para a vida de todos eles. “Acho que isso também valeu muito para a apresentação ser tão bonita”, finaliza a docente.
O Arraiá da Liberdade contou também com atrações musicais, apresentações de dança, assim como uma da Feira Gastronômica mineira.