Inscrições para curso de formação em Educação Étnico-Racial e Quilombola são prorrogadas

Cursos de extensão gratuitos, ofertados em instituições de ensino superior, vão capacitar educadores para promover uma educação mais inclusiva e antirracista

06/01/2025
-
3 min de leitura

As inscrições para o curso de extensão “Formação para Docência e Gestão em Educação das Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola”, ofertado em parceria com instituições de ensino superior e integrado ao Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) foram prorrogadas.

O curso é voltado para profissionais que atuam na educação básica em todo o Brasil, com o objetivo de ampliar o acesso a uma educação mais inclusiva e representativa.

A formação representa uma oportunidade única para educadores aprimorarem suas práticas pedagógicas ao abordar temas como a promoção da igualdade racial, as especificidades da Educação Escolar Quilombola e fomentar a valorização das culturas afro-brasileiras e quilombolas na formação escolar.

As aulas serão oferecidas em um formato teórico e prático, permitindo que os educadores apliquem diretamente o conhecimento adquirido em seu dia a dia escolar. O conteúdo inclui temas como políticas públicas de educação para as relações étnico-raciais, a história e cultura afro-brasileira e indígena, além dos desafios enfrentados nas comunidades quilombolas. A carga horária total do curso será de 120 horas, com previsão de início das aulas para março.

Inscrições

Em Minas Gerais, quatro instituições de ensino superior oferecem o curso no âmbito do Sistema UAB. Ainda há vagas disponíveis na Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ), com inscrições abertas até 12/1; na Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), com prazos até 24/1. No Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), as inscrições já se encerraram.

Os interessados devem acessar os sites das instituições parceiras para realizar a inscrição e matrícula, seguindo as orientações fornecidas. As vagas são limitadas e a seleção será realizada conforme critérios estabelecidos pelas universidades.

Para mais informações sobre os critérios e prazos de inscrição, acesse os editais nos links abaixo:

Sobre a iniciativa

Essa oferta de cursos faz parte de uma iniciativa do Governo Federal, por meio do Ministério da Educação (MEC) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), com o objetivo de ampliar o acesso à formação continuada dos profissionais da educação.

Integrada ao Eixo 3 da Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (PNEERQ), estabelecida pela Portaria nº 470, de 14 de maio de 2024, a formação visa promover o letramento racial e o desenvolvimento de práticas pedagógicas que valorizem as tradições, culturas e línguas ancestrais, especialmente das comunidades negras e quilombolas.