Laboratórios móveis de ciências transformam o ensino em escolas públicas de Minas Gerais

Iniciativa da Secretaria de Estado de Educação proporciona recursos avançados para o ensino prático das ciências em escolas de Ensino Médio em Tempo Integral

24/03/2025
-
2 min de leitura

A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) apresentou uma solução prática e inovadora para o ensino de Práticas Experimentais, ao adquirir Laboratórios Móveis de Ciências da Natureza para seis Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) em Belo Horizonte e na Região Metropolitana.

Os laboratórios, equipados com recursos que facilitam a execução de experimentos e práticas, proporcionarão aos estudantes melhores condições para aprendizado.

“Um dos princípios do EMTI é oferecer experiências contextualizadas e diversificadas que enriqueçam o processo formativo e desenvolvam o pensamento crítico dos alunos”, afirma a coordenadora geral de Educação Integral e Profissional da SEE/MG, Andréa Botelho. 

Com um investimento total de aproximadamente R$ 543 mil, os laboratórios são equipados com materiais de Física, Química e Biologia. Compactos e móveis, contam com tecnologia avançada para atender às necessidades das aulas, dispondo de mais de 300 itens selecionados para práticas seguras e acessíveis, em qualquer local.

Andréa enfatiza que o grande diferencial dos laboratórios adquiridos é a sua autossuficiência em água, energia e calor, o que permite aos estudantes realizar experimentos em ambientes contextualizados, ampliando o acesso ao conhecimento científico.

As unidades contempladas incluem as seguintes escolas: em Belo Horizonte, E.E. Coração Eucarístico, E.E. Gabriel Passos, E.E. Prof. Neidson Rodrigues e E.E. Walt Disney; e em Betim, E.E. João Paulo I e E.E. Vinicius de Moraes.

Integração no dia a dia

A professora de Biologia Daiana Zorzano, responsável pelas práticas experimentais na Escola Estadual Vinícius de Moraes, destaca a importância da chegada do laboratório. “Com equipamentos adequados, conseguimos despertar o interesse dos alunos nas disciplinas, além de facilitar a visualização de conteúdos que, muitas vezes, são abstratos”, afirma.

Para a estudante Vitória Preisigke, 16 anos, a nova estrutura permitirá um desenvolvimento ainda mais completo dos experimentos, facilitando a execução e promovendo uma experiência de aprendizado mais rica. “Com o novo laboratório, acredito que teremos muito a aprender com a professora”, acrescenta.