Secretaria de Educação promove a 2ª Formação do Censo Escolar 2024: Reforçando a Qualidade dos Dados
Evento reuniu mais de 80 pessoas no município de Diamantina

A equipe da Diretoria de Informações Educacionais (DINE), que faz parte da Superintendência de Organização Escolar e Informações Educacionais (SOE), promoveu, na primeira semana de setembro, nos dias 4 e 5 de setembro, a Reunião de Alinhamento para a Retificação da Matrícula Inicial do Censo Escolar 2024, reunindo 82 participantes. Os servidores do Serviço de Documentação e Informações Educacionais SEDINE, da SOE e da DINE, que fazem o Censo Escolar acontecer em Minas Gerais, congregaram-se na charmosa cidade de Diamantina. O evento teve como objetivo principal o alinhamento e a retificação dos dados coletados, garantindo a precisão e a confiabilidade das informações para a construção de políticas públicas educacionais eficazes.
A programação contou com uma abertura emocionante da apresentação do coral da Escola Estadual Professora Júlia Kubitschek, da cidade de Diamantina. A equipe DINE, liderada pela Coordenadora Estadual do Censo Escolar Minas Gerais, Renata Hermsdorfs, conduziu os participantes a partir de um roteiro dinâmico e interativo de palestras e oficinas.
É importante ressaltar que o Censo Escolar é um instrumento de coleta de informações da educação em todo o país, desde o corpo escolar (alunos, professores e gestores) até o rendimento dos alunos no ano letivo. É imprescindível que haja o censo para medir as características do ensino brasileiro em seus diversos estados.
A primeira parte da formação focou na contextualização do Censo Escolar, abordando conceitos, portarias, cronogramas e os perfis de usuários do Censo Escolar. As oficinas práticas, com a participação ativa dos presentes, aprofundaram temas como plataforma Censo Escolar, erros de migração e pontos de atenção para a retificação dos dados.
No segundo dia, o foco foi a consolidação das análises e a verificação dos dados, com oficinas que estimularam a discussão e a troca de experiências. A equipe DINE também apresentou os relatórios disponíveis no Censo Escolar, orientando os participantes sobre a confirmação de matrículas e o fechamento do Censo Escolar, finalizando com dicas para a verificação final dos dados.
O evento terminou com um momento especial: a apresentação da orquestra do Conservatório Lobo de Mesquita, também de Diamantina, proporcionando um encerramento memorável para a formação.
A iniciativa, foi um sucesso, contribuindo significativamente para a capacitação dos profissionais envolvidos no Censo Escolar, reforçando o compromisso com a qualidade dos dados e, consequentemente, com a construção de um futuro mais promissor para a educação em Minas Gerais.





