Últimos dias para as escolas da rede estadual preencherem questionários do Projeto Socioemocional
Perguntas sobre Clima Escolar e questões Socioemocionais devem ser respondidas até 22 de março
O prazo para que as escolas da rede estadual de ensino respondam aos questionários do Projeto Socioemocional, iniciativa da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), está chegando ao fim. As duas pesquisas em andamento, que apresentam perguntas sobre o Clima Escolar e Habilidades Socioemocionais, são cruciais para o desenvolvimento do programa e devem ser respondidas até o dia 22 de março.
“Neste momento gestores, professores e estudantes estão participando do questionário de escuta do Clima Escolar e do questionário de escuta sobre os aspectos socioemocionais. É muito importante que todos participem, os resultados dessas pesquisas é que nos apontarão para os pontos principais que precisam ser cuidados no nosso estado, portanto fiquem atentos ao período que vai até o dia 22 de março”, reforça a Superintendente de Políticas Pedagógicas da SEE/MG, Graziela Trindade.
A meta da SEE/MG é ouvir cerca de 400 mil estudantes e aproximadamente 20 mil servidores. O quantitativo tanto de professores, quanto de estudantes, representa 80% do recorte da pesquisa.
Clima Escolar
O primeiro a ser aplicado na rede estadual, o questionário sobre o clima escolar tem o objetivo de levantar dados e evidências sobre o ambiente das escolas possibilitando identificar pontos de maior vulnerabilidade. As respostas dos questionários são individuais e anônimas. Todas as informações coletadas serão tratadas de forma confidencial.
São três modelos de questionário de clima escolar. No primeiro, direcionado aos gestores escolares, a participação é obrigatória. Este questionário contém tópicos específicos, construído junto com a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), parceira da SEE/MG, considerando aspectos relacionados à segurança e à prevenção de crimes. São perguntas como: ”Na escola existe algum projeto de ação educativa realizado pela Polícia Militar que implica visitas à unidade escolar?”.
As respostas irão subsidiar à SEE/MG e a PMMG na elaboração ações que já são desenvolvidas em projetos educacionais e no apoio à segurança da comunidade escolar.
Já no segundo, para professores dos componentes de educação física, história, ciências ou biologia, matemática ou língua portuguesa, e no último, focado nos estudantes do 7° ano do ensino fundamental e do 2° e 3° anos do ensino médio, a colaboração é facultativa.
Para esta pesquisa de escuta sobre o clima escolar, tanto os estudantes, quanto os professores, podem decidir se desejam participar, sendo voluntária sua adesão. Mas a SEE/MG ressalta que a colaboração de todos será fundamental e irá contribuir para o conhecimento da realidade e consequentemente com melhoria das condições de trabalho e da aprendizagem nas escolas da rede.
Questionário Socioemocional
Destinado aos estudantes do 6° e 8° anos do Ensino Fundamental e do 2° ano do Ensino Médio das escolas públicas estaduais, o questionário Socioemocional apresenta 120 questões com o objetivo de identificar e analisar as características socioemocionais dos indivíduos, abrangendo emoções, atitudes, valores e habilidades sociais.
As respostas coletadas serão essenciais para orientar intervenções no âmbito do Projeto Socioemocional, bem como avaliar sua eficácia.
Etapas do Projeto Socioemocional
Após a coleta de dados, a SEE/MG realizará uma análise profunda, direcionando as ações do Projeto Socioemocional. Propostas de formação e outras atividades pedagógicas serão elaboradas, concentrando-se no desenvolvimento de competências socioemocionais como autogestão, autocuidado, autoconhecimento, empatia, cooperação e autonomia.
Uma das etapas seguintes envolve a formação da equipe pedagógica, que, por sua vez, acompanhará a implementação de ações voltadas para a melhoria do clima escolar e do convívio entre os estudantes.
Sobre o Projeto Socioemocional
Lançado neste ano, o Projeto Socioemocional é uma iniciativa da SEE/MG, proposta pela Subsecretaria de Desenvolvimento da Educação Básica. Seu objetivo é promover ações de ensino-aprendizagem focadas na melhoria do convívio entre estudantes, reduzindo situações como bullying e violência escolar. O projeto busca estimular o diálogo, o respeito, a empatia, a inclusão e a amizade, contribuindo significativamente para o aprimoramento do clima escolar.